Pular para o conteúdo principal

Miami ou Portugal: Qual o destino preferido do investidor brasileiro? Amir Arazi comenta

Miami há muito tempo ocupa o topo da lista no ranking dos destinos preferidos do investidor brasileiro. Desde 2010 os capital verde amarelo inundou a cidade, especialmente no que diz respeito ao setor imobiliário. Só em 2015 os brasileiros foram responsáveis por mais de 10% de todas as aquisições de imóveis na cidade", lembra o consultor de investimentos Amir Arazi, sócio da empresa de consultoria Pinetree Advisors. Nos últimos anos, entretanto, um novo destino internacional vem atraindo o capital brasileiro: Portugal! Lisboa, a capital do país, já ganhou o apelido de "A nova Miami". De fato, os dois destinos guardam muitas semelhanças. Afinal, qual o melhor destino para investir? Miami ou Portugal?



É difícil dizer que um destino é melhor que o outro. "As semelhanças são muitas, a começar pelo clima", observa Amir Arazi. Assim como Miami em relação ao restante dos EUA, Portugal também oferece clima mais quente e agradável do que o restante da Europa. Lisboa, que fica na região central, é a capital europeia com mais dias de sol no ano. As temperaturas, no auge do inverno, oscilam entre 7 e 10 graus. A parte sul do país, conhecida como Algarve, é ainda mais quente, com praias que figuram na lista da mais belas do mundo. "Assim como Miami, Portugal oferece clima agradável o ano todo e praias lindas". Amir Arazi lembra, no entanto, que Miami oferece clima mais quente que Portugal, sendo possível ir à praia mesmo em alguns dias do inverno. "O clima em Miami é ainda mais atrativo para o brasileiro. Contudo, Portugal em relação ao resto da Europa, é muito interessante neste aspecto", lembra Amir.


Você já ouviu falar no Golden Visa?

Portugal acertou com a introdução do chamado Golden Visa, onde é possível obter residência no país após realizar um investimento. "O programa permite, por exemplo, investir em um imóvel de no mínimo EUR 500 mil para que o visto de residência seja concedido. Alguns pré-requisitos devem ser atendidos, porém a principal regra é essa.", orienta Amir Arazi. O Golden Visa, ou Visto Ouro como também é conhecido, tem atraído investidores do mundo inteiro, especialmente chineses e brasileiros. Desde a sua criação, mais de EUR 5 bilhões já foram investidos no setor imobiliário em Portugal.

O mais próximo que os EUA oferecem, neste sentido, é o chamado Programa EB-5 ou Visto Investidor. Da mesma forma que o Golden Visa, é necessário investir um valor mínimo nos EUA, que hoje é de USD 500 mil, para obter o Green Card (Visto de residência permanente). Contudo, o investimento não pode ser feito em um imóvel. É necessário investir em um negócio, com todos os riscos envolvidos, além de atender outras exigências, como a criação de um número mínimo de empregos, por exemplo. "É possível investir de forma passiva em um dos chamados Centros Regionais", lembra Amir. Os Centros Regionais são negócios já estabelecidos e pré-aprovados pelas autoridades americanas para fins do programa. Amir Arazi lembra que é importante consultar um escritório de advogados especializado em EB-5 para ter a melhor orientação e informações sobre os centros regionais. "Não basta ser um advogado de imigração genérico. O assunto é muito específico e complexo. É preciso consultar um escritório de advogados especializado", orienta Amir, que trabalha em parceria com alguns escritórios de advogados em Miami, especializados no Programa de Visto EB-5.



Ainda há um outro tipo de visto que permite obter o Green Card por meio de investimento. É o Programa E-2. Por meio deste tipo de visto é necessário investir uma quantia entre USD 150 e 250 mil em um negócio nos EUA. A grande vantagem e que o valor não precisa ser feito de uma vez. Contudo, o E-2 só está aberto para algumas nacionalidade e a brasileiro não é uma delas. "Alguns investidores brasileiros, que possuem descendência italiana, podem primeiro obter a cidadania italiana para, num segundo momento, aplicar para o E-2", orienta Amir.

Oportunidades no setor imobiliário

Comparando Miami com a capital Lisboa, ambas as cidades oferecem potencial de valorização atrativo para investidor. "Em Miami os preços estão mais baratos. Porém, Lisboa, entre as principais capitais europeias, ainda oferece o preço por metro quadrado mais barato", observa Heloisa Arazi, corretora e proprietária da imobiliária internacional AMG International Realty.


Proximidade cultural

É claro que Portugal traz um laço muito intenso com a cultura brasileiro e isso conta muito na hora de investir. Contudo Miami é uma hub global e abriga uma concentração de brasileiros muito grande. Em muitos aspectos Miami é mais parecida com o Brasil do que Portugal.

Conclusão

Como pode-se notar os dois destinos guardam muitas semelhaças e não é possível dizer que um é melhor que o outro. Em ambos existem ótimas oportunidades de investimento, clima agradável, opções de visto de residência e o mais importante: Tanto Miami como Portugal estão de braços abertos para o brasileiro.

Caso você tenha interesse em investir em Miami ou Portugal entre em contato conosco para conversar e receber nossa orientação. Será um prazer atendê-lo!










Postagens mais visitadas deste blog

Lisboa está em 1º lugar no top 10 do mercado imobiliário europeu para 2019

Amir Arazi selecionou este artigo para você! Mesmo com o mundo inteiro olhando para Portugal e o mercado imobiliário da Terrinha bem aquecido, Lisboa não chegou a figurar entre os 10 destinos favoritos do mercado imobiliário europeu em 2018. Para 2019, no entanto, a situação muda: a capital portuguesa está no topo do ranking feito pelo estudo Emerging Trends in Real Estate, da consultoria PwC junto com o Urban Land Institute. A pesquisa, que listou também Berlim, Dublin, Madrid, Frankfurt, Amsterdã, Hamburgo, Helsink, Viena e Munique, aponta os preços relativamente baixos, a alta possibilidade de retorno e a qualidade de vida como os principais motivos que levaram a capital portuguesa ao primeiro lugar. Saiba mais:  https://exame.abril.com.br/negocios/dino/lisboa-esta-em-1-lugar-no-top-10-do-mercado-imobiliario-europeu-para-2019/

Amir Arazi comenta novo ciclo de investimentos em Miami

Segundo dados do Relatório Miami Report 2018 , a cidade de Miami está encerrando um novo ciclo e ingressando em nova fase de investimentos. Segundo Amir Arazi, consultor de investimentos em Miami, este período de transição pode oferecer ótimas oportunidades no mercado imobiliário. Os dados do relatório mostram que 2020 terá poucos lançamentos de imóveis, diminuindo a oferta. Com a demanda em crescimento, os preços serão pressionados. "Mesmo que haja um novo lançamento, ele demorará de 3 a 5 anos para ser entregue. Tudo indica que logo o mercado terá pouca oferta de novos imóveis", observa Amir. Nao só a oferta provavelmente diminuirá, como também as incorporadoras estão agora preocupadas em acelerar as vendas dos estoques que já possuem. "Agora é um bom momento para comprar um imóvel na planta em Miami. Os developers estão oferecendo ótimas promoções e estão abertos a negociação", orienta Amir.

Mixed Use é tendência mundial

Os empreendimentos Mixed Use são tendência e trazem inúmeras vantagens tanto para os residentes como para os investidores interessados em retornos no setor imobiliário. O conceito Mixed Use combina em um mesmo espaço ou prédio imóveis residenciais e comerciais. Em alguns casos unidades hoteleiras, coworkings, lojas e até mesmo hospitais também podem compartilhar o mesmo ambiente. "A tendência é mundial e aqui em Miami este tipo de empreendimento vem ganhando força no mercado de Real Estate", observa o consultor de investimentos Amir Arazi . Projeto Aventura ParkSquare em Aventura, Miami Em Miami, o projeto Aventura ParkSquare , no bairro de Aventura, está sendo um sucesso de vendas. Em fase de lançamento, o empreendimento é novidade na região, já que não há na região um empreendimento com o mesmo conceito Mixed Use e na mesma magnitude. Os moradores, além de poderem fazer tudo a pé dentro do próprio espaço, também terão a vantagem de estarem próximos ao Shopping Aven